Encíclica aos Patriarcas Orientais - São Fócio, o Grande

Foro en español y portugués para discutir los diversos aspectos de la Ortodoxia Tradicional.
Post Reply
User avatar
rafael.daher
Jr Member
Posts: 76
Joined: Sat 28 January 2006 10:59 am

Encíclica aos Patriarcas Orientais - São Fócio, o Grande

Post by rafael.daher »

São Fócio, o Grande

Encíclica aos Patriarcas Orientais

Tradução: Rafael Daher.

Tem sido incontáveis as perversões planejadas pelo perspicaz diabo contra a humanidade, desde a criação até a chegada do Senhor. Porém até mesmo depois, ele não cessou em levar erros e heresias aos seduzidos e iludidos que o escutam. Antes da nossa época, a Igreja testemunhou uma variedade de erros infiéis de Ário, Macedônio, Nestório, Eutíquio, Dióscoro e tantos outros, contra quais os Sínodos Ecumênicos foram reunidos, e contra quais nossos santos padres inspirados por Deus lutaram contra com a espada do Espírito Santo. Mesmo após a derrota destas heresias e o reino da paz, e das Capitais do Império a correnteza da Ortodoxia ter corrido pelo mundo, após algumas pessoas terem sido afligidas pela heresia Monofisitista terem voltado à Verdadeira Fé devido às nossas santas orações, e após a conversão de outros povos bárbaros, como os búlgaros, que abandonaram a idolatria para conhecer a Deus e a Fé Cristã: então o perspicaz diabo agiu devido à sua inveja.

Pois não fazia nem dois anos do batismo dos búlgaros, quando homens desonráveis emergiram da escuridão (isto é, do Ocidente), e caíram como um temporal, ou melhor, agrediram como javalis selvagens as recém-plantadas vinheiras do Senhor, destruindo-as com patadas e dentadas, como dizem, por suas vidas vergonhosas e dogmas corrompidos. Por isso os missionários papais e seus clérigos procuraram estes Cristãos Ortodoxos para aparta-los dos corretos e puros dogmas da nossa fé impecável.

O primeiro erro dos Ocidentais foi forçar os fiéis a jejuar nos Sábados. (Menciono este pequeno ponto pois um pequeno abandono da Tradição pode levar ao desprezo de todos os dogmas da nossa Fé). Depois, eles convenceram os fiéis a desprezar os padres casados, com isso semearam em suas almas as sementes da heresia Maniqueísta. Da mesma maneira, persuadiram seus fiéis que haviam sido crismados por padres para serem ungidos mais uma vez pelos bispos. Assim, eles esperavam mostrar que a Crisma feita por padres não tem valor, com isso ridicularizaram este divino e sobrenatural Mistério Cristão. De onde vem esta lei que proíbe os padres de ungir com a Santa Crisma? De qual canonista, Apóstolo, Padre ou Sínodo? Pois, se um padre não pode crismar o recém-batizado, é com absoluta certeza que ele não poderia tê-lo batizado. Ou, como um padre pode consagrar o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo Nosso Senhor na Divina Liturgia, se ao mesmo tempo, ele não pode crismar com a Santa Crisma? Se então, esta graça é retirada dos padres, a posição episcopal é diminuída, pois os bispos ficariam como líderes do coro dos padres. Mas os ímpios Ocidentais não pararam suas injustiças por aí.

Eles tentaram com suas falsas opiniões e palavras distorcidas destruir o santo e sagrado Símbolo de Fé Niceno, – que por suas decisões sinodais e universais possui força invencível – com a adição de que o Espírito Santo não procede apenas do Pai, como o Sínodo declara, mas também do Filho. Até agora, ninguém nunca tinha ouvido um herético professar ensinamento como este. Como o Cristão pode aceitar a introdução de duas fontes na Santíssima Trindade, isto é, que o Pai é uma fonte do Filho e do Espírito Santo, e que o Filho é outra fonte do Espírito Santo, com isso transformando a monarquia da Santíssima Trindade em uma divindade dual?

E como o Espírito Santo pode proceder do Pai e do Filho? Pois se a Sua processão do Pai é perfeita e completa – e é perfeita e completa porque Ele é o Deus perfeito de Deus perfeito – então por que haveria também uma processão do Filho? O Filho, além disso, não pode servir como intermediário entre o Pai e o Espírito porque o Espírito não é propriedade do Filho. Se dois princípios, duas fontes, existem na divindade, então a unidade da divindade seria destruída. Se o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, Sua processão apenas do Pai deve obrigatoriamente ter sido perfeita ou imperfeita. Se ela foi imperfeita, então a processão de duas hipóstases deve ser a mais ideal e inferior a processão de apenas uma hipóstases. Se ela não foi imperfeita, por que seria necessário ao Espírito também proceder do Filho?

Se o Filho participa em qualidade ou propriedade da própria hipóstases do Pai, então o Filho e o Espírito Santo perderiam suas próprias distinções espirituais. Aqui está o semi-sebalianismo. A proposição de que na divindade existe dois princípios, um que é independente e o outro que recebe sua origem do primeiro, destrói a raiz do concepção Cristã sobre Deus. Isto seria muito mais consistente que expandir estes três princípios em três, pois isto estaria mais de acordo com a compreensão humana sobre a Santíssima Trindade.

Mas desde que o Pai é o princípio e a fonte, não apenas por causa da natureza de sua divindade, mas porque a propriedade da hipóstase (e a hipóstase do Pai não inclui a do Fillho), o Filho não pode ser um princípio ou fonte.

O Filioque divide atualmente a hipóstase do Pai em duas partes, ou então a hipóstase do Filho vira uma parte da hipóstase do Pai. Segundo o Filioque, o Espírito Santo está a dois degraus ou dois passos abaixo do Pai, e portanto está em uma posição mais baixa que o Filho. Se o Espírito Santo procede também do Filho, então das três hipóstases Divinas, o Espírito Santo é o único que tem mais de uma origem ou princípio.

Segundo o ensinamento da processão também pelo Filho, o Pai e o Filho são mais próximos um do outro que o Pai e o Espírito, pois o Filho não possuiria apenas a natureza do Pai, mas também a propriedade de Sua Pessoa. A processão do Espírito pelo Filho é a mesma da do Pai, ou até mesmo diferente, neste caso existiria uma oposição na Santíssima Trindade. Uma processão dupla não pode reconciliar-se com o princípio de que o que não é comum às três hipóstases pertence exclusivamente à apenas uma das três hipóstases. Se o Espírito também procede do Pai e do Filho, por que algo também não procede do Espírito Santo, para equilibrar a Hipóstase Divina consequentemente mantida?

Ensinando que o Espírito também procede do Filho, o Pai aparece em parte através do Filho. O Pai seria então uma fonte maior ou menor do Espírito que o Filho. Se maior, a dignidade do Filho seria ofendida, se menor, a dignidade do Pai seria ofendida. Os latinos fazem o Filho maior que o Espírito, pois eles O consideram um princípio, colocando desrespeitosamente o Filho próximo ao Pai. Com a introdução de um princípio duplo na Trindade como fizeram, os latinos ofenderam o Filho, por fazê-lo uma fonte do que já tem uma fonte, eles também fizeram dEle desnecessariamente uma fonte. Eles também dividiram o Espírito em duas partes: uma parte do Pai e uma parte do Filho. Na Santíssima Trindade, que é unida em uma unidade indivisível, todas as três hipóstases são invioláveis. Mas se o Filho contribuiu para a processão do Espírito, o Filho seria ferido , e a hipóstase propriamente danificada.

Se, pela causa do Filho, o poder fosse com isso dado ao Filho para que o Espírito Santo procedesse dele, então Sua posição de Filho não seria destruída enquanto Ele, que teve um fonte, se tornasse uma fonte de Outro que é igual a Ele e da mesma natureza que Ele? Segundo o ensinamento do Filioque, é impossível ver como o Espírito Santo não é chamado de neto! Se o Pai é a fonte do Filho, quem então é a segunda fonte do Espírito, quando o Pai é ao mesmo tempo a imediata e mediata fonte do Espírito Santo! Uma fonte dupla na divindade conclui inevitavelmente em um resultado dual, portanto, a hipóstase do Filho deveria ser dupla. Portanto, o ensinamento do Filioque introduz na divindade dois princípios, uma duplarquia, que destrói a unidade da divindade, e monarquia do Pai.

Tendo explicado aqui apenas brevemente o entendimento latino, deixarei maiores detalhes e refutações para quando formos reunidos juntamente em um concílio. Estes auto-intitulados bispos introduziram este ensinamento tolo, juntamente com outras inovações proibitivas entre o recém-batizado povo Búlgaro. Estas notícias nos parte o coração. Como podemos não lamentar quando vemos diante dos nossos olhos o fruto do nosso ventre, os filhos que nasceram através do Evangelho de Cristo, serem atacados por bestas? Ele que por sua doçura e sofrimento renasceu-os e os aperfeiçoou na fé, sofre grande dor e se lamenta pela destruição dos seus filhos. Portanto, nos lamentamos pelos nossos filhos espirituais, e não iremos deixar de nos lamentar. Pois nós não iremos fechar os olhos, enquanto todos que estão sob nosso poder, não retornarem à Casa do Senhor.

Agora, em relação aos precursores da apostasia, pestes vulgares e servos do inimigo, nós, por decreto sinodal e divino, condenamos tais homens como impostores e inimigos de Deus. Isto não é uma forma de julgamento nosso sobre eles, mas especialmente, declaramos abertamente a condenação segundo os antigos sínodos e Cânones Apostólicos. Se eles obstinadamente persistem em seus erros, que sejam excluídos da comunhão de todos os Cristãos. Eles introduziram o jejum aos Sábados, apesar dele ser proibido pelo 64º Cânone Apostólico que define: Se algum clérigo for encontrado jejuando nos Sábados ou Domingos, exceto no Grande Sábado antes da Páscoa, que seja removido do clero, e se for um leigo, que seja excomungado. Similarmente, segundo o 56º Cânone do Quarto Concílio Ecumênico que define: Desde que aprendemos que na cidade da Velha Roma, que alguns, durante o Grande Jejum, em oposição às ordens eclesiásticas sobre nós, guardam o jejum até nos sábados, este santo Sínodo Ecumênico ordena que na Igreja da Velha Roma a proibição o jejum nos Sábados e Domingos seja seguido com exatidão.

Similarmente, há um cânone regional do Sínodo de Gangra que lança anátema a todos que não reconhecem os padres casados. Isto foi confirmado pelo santo Sexto Sínodo Ecumênico, que condena todo aquele que requer que os padres e diáconos parem de viver com suas esposas legais após a ordenação. Tal costume foi introduzido até pela Igreja da Velha Roma. Este Sínodo relembra a Igreja da Velha Roma do ensinamento evangélico, dos cânones e da política dos Apóstolos, que proibiram o insulto à santa instituição do casamento Cristão instituída pelo próprio Deus. Mas mesmo que não citássemos todas essas outras inovações dos latinos, a mera citação da adição da frase do Filioque no Símbolo de Fé Niceno seria suficiente para lança-los sob mil anátemas. Pois essa inovação é uma blasfêmia contra o Espírito Santo, ou precisamente, contra a Santíssima Trindade.

Tendo apresentado esta questão diante dos nossos irmãos em Cristo, segundo o antigo costume da Igreja, convidamos todos ao nosso Concílio, com o objetivo de condenar todos estes ensinamentos tolos e infiéis. Não abandonem a ordem estabelecida pelos Santos Padres anteriores, que por atos e decretos, deixaram para nós um legado para preservarmos. Especialmente, mandamos imediatamente nossos representantes e delegados, adornados com a piedade e a ordenação sacerdotal pela bondade de suas vidas e palavras, e por um decreto público sinodal contra esta raiz do mal que acreditamos que será cortada da Igreja. Após cortamos esta raiz da infidelidade, esperamos que o recém-batizado povo búlgaro retorne à Fé aceita anteriormente. E não apenas o povo búlgaro, mas também todos os antigos povos bárbaros, os chamados russos, pois até agora eles abandonaram uma fé odiosa e se converteram ao Cristianismo, recebendo os nossos bispos e pastores assim como todos os costumes Cristãos.

Consequentemente, você deve agora nos ajudar a acabar com este novo mal. Então o rebanho de Cristo será expandido ainda mais e o ensinamento Apostólico irá estender-se até o fim do mundo. Com este propósito, então, mandem seus representantes armados com a autoridade do seu trono Apostólicos que você recebeu do Espírito Santo, assim estes e outros assuntos poderão ser julgados por autoridades legais.

Da região da Itália, recebemos uma carta sinodal citando os vários assuntos graves contra o bispo da Velha Roma. Consequentemente, os Ortodoxos de lá nos pedem para que os libertemos de sua grande tirania, pois a lei sagrada desta área é desrespeitada e a ordem da Igreja é quebrada. Nós recebemos estas notícias de monges que vieram até nós livremente, e agora recebemos muitas cartas dizendo notícias alarmantes sobre esta região e pedidos para que enviemos esta mensagem a todos os bispos e também a todos os Patriarcas Apostólicos. Por esta razão, comunico você sobre a requisição desta epístola. Assim que um santo e ecumênico sínodo Cristão for reunido, isto nos fará resolver todos juntos todas estas questões com a ajuda de Deus e segundo as regras dos Sínodos anteriores, para que fazendo isso, uma profunda paz prevaleça novamente na Igreja de Cristo.

Além disso, é necessário confirmar o Santo Sétimo Sínodo Ecumênico, para que todos os fiéis da Igreja em todo lugar o contem e incluam este Sínodo como Ecumênico junto com os outro seis. Pois ouvimos que em alguns outros lugares ele ainda não é contado, mesmo suas decisões sendo aceitáveis e honrosas. Foi este o sínodo que venceu e destruiu o grande herético e infiel iconoclasmo. Representantes dos outros quatro patriarcados fizeram parte de suas seções. Após a reunião de todos, junto com o nosso tio, o conhecido Tarásio, Arcebispo da Nova Roma, este grande e ecumênico sínodo destruiu esta blasfema heresia anticristã. Então, este Sínodo deve declarar e numerar os seis precedentes, para mostrar assim a união da Igreja de Cristo e derrotar os infiéis iconoclastas que clamam que a sua heresia foi condenada por apenas um trono. Portanto nós buscamos e propomos como irmãos a irmãos, e com obediência pedimos a Vossa Santidade e também pedimos que você se lembre de nós em suas humildes orações.

Post Reply