Informativo de Notícias da Igreja Ortodoxa Russa Fora...

Foro en español y portugués para discutir los diversos aspectos de la Ortodoxia Tradicional.
Post Reply
User avatar
rafaeldaher
Newbie
Posts: 22
Joined: Sat 27 August 2005 10:07 pm

Informativo de Notícias da Igreja Ortodoxa Russa Fora...

Post by rafaeldaher »

INFORMATIVO

DO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SÍNODO DE BISPOS DA IGREJA ORTODOXA RUSSA FORA DA RÚSSIA

5/18 de outubro de 1975

O Patriarcado de Moscou e os Católicos Romanos

Em junho, o Metropolita Nicodemo visitou a Europa Ocidental. Agora ele está justamente dominando o Exarcato da Europa Ocidental. Ele reuniu em Paris uma conferência de clérigos não-russos. O metropolita explicou a esse clero que o Patriarcado de Moscou está completamente envolvido no movimento ecumênico. Portanto, seu clero deve mudar sua mentalidade em relação ao Ocidente, demonstrando mais compreensão em suas relações com seus “irmãos separados”, participando de contatos ecumênicos e em orações conjuntas com outras crenças. O Metropolita Nicodemo correu para reverenciar a Mãe de Deus em Fátima e em Roma ordenou rigorosamente o seu Hieromonge Eulógio a não aceitar nenhum italiano na Ortodoxia para não ferir o Vaticano. Com a permissão do papa, o Metropolita Nicodemo celebrou na Catedral do Apóstolo Pedro com vestes e antemênsion católico e em um altar consagrado a São Pedro.

Uma Nova Confissão de Fé

O Arcebispo Atenágoras da Tiatira publicou uma nova confissão de fé que possui um significado especial por sua aceitação oficial por parte do Patriarcado de Constantinopla. O boletim, “Episcopsis”, reconheceu que “após mais de dois séculos, o Patriarcado Ecumênico aprovou a publicação de uma nova confissão de fé ortodoxa, isto é, a expressão de fé e oração ortodoxa.” A carta oficial do Patriarcado, datada de 10 de janeiro de 1975, disse que, “este estudo foi examinado pelo Comitê Sinodal do Patriarcado, e foi considerado apropriado aos cuidados especiais do rebanho racional.” O Patriarca Demétrio escreveu, “Felizmente, segundo a decisão do Sínodo, estendemos a nossa benção à publicação desse excelente trabalho, produto de vosso zelo pastoral e força espiritual de Vossa Eminência e o congratulamos de todo coração por sua produção.”

Essa confissão expressou “um novo entendimento” dos dogmas da Igreja, “fiéis cristãos agora visitam igrejas e oram com outros cristãos de várias tradições, com os quais estavam proibidos de se relacionar no passado, aqueles que eles chamavam de hereges, cismáticos malditos e anticristãos.” O fiel foi aconselhado a não ser polêmico e não mostrar qualquer antagonismo para com os hereges. “Cristãos ortodoxos, católicos romanos, anglicanos, armênios, coptas, etíopes, luteranos e metodistas etc, são cristãos, batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... A Igreja tem portas, e não muros.”

A existência de diferentes opiniões é explicada pelo fato da Igreja Ortodoxa como um todo “não ter examinado essas questões importantes.” Todos os cristãos, independente de suas confissões, são tidos como membros do Corpo de Cristo, a Igreja.

A confissão declarou que os católicos podem receber a comunhão na Igreja Ortodoxa, e os ortodoxos na Católica. Agora também é permitido que a liturgia ortodoxa seja celebrada em uma igreja católica. A mesma permissão é dada para católicos celebrarem a missa católica em igrejas ortodoxas.

A confissão define adiante que por causa das relações amigáveis agora tornou-se normal para os ortodoxos celebrar funerais para anglicanos e oferecer a eles a Santa Eucaristia a anglicanos em locais que não há clérigos anglicanos. Isso é recíproco aos cristãos ortodoxos onde não existem clérigos ortodoxos disponíveis.

Sobre a Maçonaria, foi definido que ela é inutilmente considerada uma religião, apesar do fato dela Ter serviços específicos para matrimônio, funeral, batismos, e tudo mais. Também lembramos que a Igreja Católica anunciou que não há mais condenações à Maçonaria.

A clara heterodoxia desse documento é marcada até mesmo pelo jornal mensal da Igreja Ortodoxa da América.

O Relatório do Arquimandrita Justino

Antigo professor de Dogmática, o conhecido Arquimandrita Justino Popovich, tem vivido em retiro há muitos anos, mas ainda assim continuou o seu trabalho teológico. O jornal grego “Orthodox Typos”, de julho de 1975, imprimiu uma tradução de seu relatório endereçado ao Santo Sínodo da Igreja Sérvia, sobre o convite dos católicos para que a Igreja participe das orações conjuntas e dos ofícios no “Octave”, uma semana de oração pela unidade dos cristãos.

Nesse relatório, o Arquimandrita Justino relembrou as proibições canônicas sobre a participação dos ortodoxos em orações conjuntas com hereges. “Esses cânones dos Santos Apóstolos e Padres indicados”, ele escreveu, “também são válidos hoje em dia, e não apenas para os tempos antigos. Eles continuam incondicionalmente necessários a todos os cristãos ortodoxos contemporâneos.” Ao relembrar que esses cânones também se aplicam ao caso dos católicos, o Arquimandrita Justino escreveu, “porque o catolicismo romano é uma heresia múltipla.”

Relembrando o decreto da Conferência Pan-Ortodoxa de Gênova, de 1968, o Arquimandrita Justino escreveu, “que as Igrejas Ortodoxas se consideram uma parte orgânica do Conselho Mundial de Igrejas. Este decreto é terrivelmente apocalíptico, heterodoxo e anti-ortodoxo.” Ele explicou que quando aceitamos essa resolução, “rejeitamos a Fé Ortodoxa divina e humana, este laço orgânico do Deus-Homem com o Seu Santo Corpo: a Igreja Ortodoxa dos Santos Apóstolos e Padres dos Sete Concílios Ecumênicos, e com isso nos tornaremos membros orgânicos de um clube herético, humanitário, humanista e idólatra dos homens, composto de 263 heresias, e cada uma delas é uma morte espiritual.”

Ao ler os relatórios do Arquimandrita Justino e outros materiais, o Santo Sínodo da Igreja Sérvia recusou-se a participar do “Octave”, a oração de oito dias com os católicos em busca de união.

A Publicação do Bispo Cipriano

O Arcebispo Cipriano (Zernov), aposentado em Moscou, enviou uma carta a Sua Eminência Filareto, com o título “Uma Palavra a Todos que estão no Cisma e se Autodenominam como Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia”. Nessa carta, ele tentou levantar um descontentamento com A.I. Solzhenitsyn e com a nossa Igreja em relação com a publicação da carta do último Concílio de Todas as Igrejas fora da Rússia. Ele escreveu que familiarizou-se acidentalmente com a “carta insolente e eclesiasticamente iletrada escrita por você, banido de nosso país, o ilustre Solzhenitsyn, que se considera escritor, e foi esquecido pelos seus compatriotas.” A carta não contém nada de interessante. Ela termina com um apelo para que nos sujeitemos ao Patriarcado de Moscou.

A Carta do Pe. Gleb Yakunin

Uma carta assinada pelo Pe. Gleb Yakunin, que certa vez assinou junto com o Pe. Eshliman uma famosa carta ao Patriarca Alexei, foi recebida por Sua Eminência o Metropolita Filareto, primeiro-hierarca da Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia, e foi simultaneamente endereçada ao Patriarca Pimen, ao Metropolita Irineu e ao Arcebispo Jorge. A carta, além do Pe. Yakunin, foi assinada por Victor Kapitalchuk e Leo Regelson.

A carta pede “o início de um profundo trabalho sobre o estudo da história dos mártires e confessores cristãos da Rússia do século XX, a coleção e estudo dos materiais e preparações necessárias à canonização dos mártires e confessores, cujas santas podvigs foram estabelecidas.” Eles escreveram ao Patriarca Pimen separadamente, “pedimos que Vossa Eminência vá às autoridades civis, e interceda pela remoção das falsas acusações políticas aos clérigos e leigos inocentes que foram perseguidos.”

A carta, que clama pelo trabalho mútuo na coleta de material, é motivada pelo fato de que, no pensamento da maioria dos fiéis, a história eclesiástica não passa de uma amontoado ou quadros da falsa imagem de que “o grande ancião, o sábio Patriarca Sérgio, criou de suas mãos apologéticas uma posição atenciosa de reconsideração em relação aos poderes anti-eclesiásticos.”

A carta será publicada totalmente em Orthodox Russia.

Relações Próximas entre o Patriarcado de Jerusalém e Moscou

Recentemente, tem sido observada uma atenção especial do Patriarcado de Moscou em relação à Terra Santa. No verão deste ano, o Metropolita Filareto visitou Israel. Em respostas às questões dos correspondentes, ele disse que sua missão era puramente religiosa, mas jornalistas noticiaram as suas palavras, que segundo informações que ele recebera da União Soviética, está sendo preparado um caminho para a renovação das relações entre os dois países. O Metropolita Filareto da Europa Oriental, como outros representantes anteriores soviéticos deste ano, expressou a esperança de que logo chegariam peregrinos da URSS. Além do Patriarcado e de representantes oficiais do governo, ele visitou o Rabino Obadia José. No Instituto de Yad Vashim, dedicado à memória dos judeus mortos pelos nazistas, o Metropolita Filareto serviu um ofício comemorativo. Os jornais não indicaram qual serviço foi. Não importa qual tenha sido, pois isso é uma afronta direta aos cânones da Igreja.

No onomástico do Patriarca Pimen de Moscou, ocorreu uma grande recepção na Missão da igreja soviética em Jerusalém, que recebeu o Patriarca Bento. Segundo a informação, ele planejou pessoalmente uma vista à Moscou. De sua parte, o Patriarcado de Moscou pretende enviar uma delegação à Jerusalém na festa de Natal.

O Abuso na Igreja na Geórgia

O jornal “Religion in Communist Countries”, publicado pelo Centro de Estudo sobre Religião e Comunismo, do Colégio de Caston, guiado pelo pastor M. Burdeaux, publicou informações sobre os grandes abusos na Igreja da Geórgia. Ele informou que recebeu muitos documentos que atestam que o Catolicos Davi V foi eleito ilegalmente. David Coridze, um investigador da Suprema Corte, expôs a questão. Com base em muitas reclamações, ele investigou uma gangue de bandidos e suas obscuras conexões com a Igreja Geórgia e a KGB. Isso foi claro após a morte do Catolicos Efrém II em 1972, quando duas horas depois, um Concílio foi convocado para a eleição do novo Catolicos. O Catolicos Davi V foi eleito como candidato eleito como novo catolicos. Depois o Catolicos Davi V foi eleito como o candidato indicado pela KGB e pela Diretoria das Questões da Igreja. Coridze descobriu o roubo de tesouros da Igreja cometidos por uma gangue ligada à máfia. Os membros mais importantes da gangue eram o próprio Catolicos Davi V e o Bispo Gáio de Chilikansk. O último, como diversos outros membros da gangue, foi considerado culpado de atos de grande imoralidade. Ao mesmo tempo, foi provado que ele era agente da KGB. Os fiéis, indignados com o criminoso como novo Catolicos, enviaram documentos sobre ele ao exterior. Burdeaux e seus associados hesitaram em publicar o caso durante o ano inteiro, até que ele foi confirmado por documentos recebidos que provaram que tudo isso é verdade. Eles receberam uma cópia do relatório do investigador Coridze, que neste caso colidiu com os interesses da KGB e foi removido da investigação. Ele revelou que o líder da KGB, Valchelidze, recebeu do Patriarca presentes caríssimos dos tesouros da Igreja. O diretor dos Assuntos Eclesiásticos também está envolvido no saque à Igreja. A esposa do primeiro-secretário do Partido Comunista na Geórgia, Mshavanadze, recebeu alguns desses tesouros. A KGB, no entanto, tomou medidas para abafar o caso. Evidentemente, a Igreja Geórgia está em uma posição catastrófica. A maioria das igrejas estão fechadas. Das 2500 da época da revolução, apenas 40 continuam abertas.

Orações Intercofessionais

Em outubro do ano passado, o Bispo Germano de Viena, do Patriarcado de Moscou, convidado pelo Cardeal Koening de Viena, participou de uma celebração ecumênica na Catedral de Santo Estevão, no dia Catolicismo, na Áustria.

No dia 6 de julho de 1975, o Bispo búlgaro Simeão celebrou uma liturgia na Igreja Episcopal da Santíssima Virgem Maria em Nova Iorque. Nesse dia, talvez pouco antes, uma liturgia episcopal foi celebrada na mesma igreja, mas não foi finalizada. Os ministros episcopais chamaram seus paroquianos para participar o máximo possível da celebração búlgara. Quando o Bispo Simeão dava a comunhão aos seus fiéis, ao seu lado estava o ministro episcopal dava a comunhão aos seus paroquianos. Após o final da liturgia, o Bispo Simeão chamou todos os presentes a aceitar a benção do clero episcopal e deu o antidório aos ortodoxos e episcopais.

Outro serviço incomum ocorreu na catedral católica romana de São Patrício, em Nova Iorque. Foi feita uma celebração memorial ao judeu recém-falecido Cantor Tucker. Sua viúva e sua família estavam presentes na celebração, e ficaram muito tocadas pela incomum atenção por parte do Cardeal Cook.

Um triste fenômeno do mesmo tipo é o programa interconfessional da Conferência Anual de Confraternização de Santo Albano e São Sérgio, na Inglaterra. Na reunião dessa organização de ortodoxos e anglicanos, encontramos o seguinte programa ocorrido em agosto passado: meditações baseadas no misticismo de sufis islâmicos, leituras rabínicas em oração, meditações na tradição judaica e uma oração judaica vesperal foi feita na capela. Isso é especialmente surpreendente, pois judeus dificilmente podem participar de associações como a mencionada acima.

Mudanças na Igreja Helena

Após a transformação do governo grego, o Arcebispo Jerônimo foi demitido da liderança da Igreja Helena e substituído pelo Arcebispo Serafim. Vinte e quatro bispos, colocados durante a época do Patriarca Jerônimo também foram dispensados. Com isso, o processo de modernização propagado pelo arcebispo anterior foi rompido. As relações com os católicos romanos também foram rompidas após a nomeação de um bispo de rito oriental para a Grécia. A Igreja Helena cortou as relações com o Vaticano. O número de católicos entre os gregos é muito pequeno. Pois a hierarquia grega esperava que graças à aproximação feita na época da administração do Bispo Jerônimo, o Vaticano não enviaria outro bispo para substituir o atual que está doente. Essa nomeação intensificou o desagrado da hierarquia grega.

User avatar
rafaeldaher
Newbie
Posts: 22
Joined: Sat 27 August 2005 10:07 pm

Post by rafaeldaher »

A versão em PDF pode ser pega aqui: http:///daher.ortodoxiabrasil.com/bispogregorio/1975/outubro.pdf

Post Reply