Confissão de Fé do Monastério de Stjenik

Foro en español y portugués para discutir los diversos aspectos de la Ortodoxia Tradicional.
Post Reply
rafael_daher
Newbie
Posts: 4
Joined: Sun 1 January 2006 2:06 pm

Confissão de Fé do Monastério de Stjenik

Post by rafael_daher »

A irmandade do monastério de São João Batista – Stjenik, informa aos bispos, clero e monges da jurisdição da Igreja Ortodoxa Sérvia que nosso monstério Stjenik (e toda a irmandade) está colocando um fim em toda comunhão de oração com vocês. Não tomamos esta decisão de forma rápida ou irracional. Tendo em mente a atual situação da Igreja Ortodoxa Sérvia (SPC), assim como de outras igrejas locais, nossa consciência Ortodoxa não nos permite mais contato com vocês. As razões desta decisão são as seguintes:

  1. A era acanônica do “patriarca” Gerrmano, com relação ao governo comunista de Tito.
  2. A Igreja Ortodoxa Sérvia permanece como membro orgânico no Concílio Mundial de Igrejas, organização anticristã e herética, e faz parte da heresia do ecumenismo (orando junto com hereges) há vários anos.
  3. Plena comunhão eucarística com apóstatas da Santa Ortodoxia: os sergianistas (o Patriarcado de Moscou) e também os hereges monofisitas anatematizados pelo IV Concílio Ecumênico.
  4. A retirada do anátema de 1054 contra a heresia papista, mesmo com o papa romano permanecendo sem arrepender-se por todas as suas inovações. E também, pela formação de uma união entre todas as Igrejas Ortodoxas e a Igreja Católica. O completo reconhecimento da Igreja Católica como uma Igreja irmã, assim como o reconhecimento de seus sacramentos.
  5. Recebimento de dinheiro para celebrar sacramentos (simonia).
  6. Mutilação dos santos sacramentos com as práticas latinas de aspersão.

Após uma longa busca por uma saída da sua jurisdição, que caiu completamente na heresia do ecumenismo, tendo perdido toda a esperança de tirá-la dela, decidimos entrar na única jurisdição Ortodoxa canônica na Sérvia – a Igreja dos Genuínos Cristãos Ortodoxos na Sérvia, sob o omofório dos Genuínos Cristãos Ortodoxos da Grécia, cujo primeiro hierarca é Sua Beatitude Arcebispo Crisóstomo II de Atenas.

Pelo fato dos monastérios sérvios não terem sido construídos para ecumenistas – aqueles que abandonaram o caminho de São Sava e a Ortodoxia, e também tendo em mente que nossos monges e freiras são protetores dos sacramentos, e jamais os deixarão cair nas mãos dos inimigos de Deus, continuaremos a viver em nosso monastério, e sairemos apenas se alguém nos forçar.

Não reconhecemos o tribunal da Igreja e não responderemos às suas acusações, e nenhum dos veredictos deste tribunal será válido para nós. Com a ajuda de Deus, estamos prontos para morrer pela nossa firme determinação de continuar a confissão da Santa Ortodoxia. Este pronunciamento está assinado de forma unânime, sem qualquer coerção ou motivos pessoais, mas com fé firme no Senhor, a Mãe de Deus, nosso Patrono São João Batista, São Sava, o santo mártir Diácono Habacuque, e todos os outros mártires de Stjenik.

Santo Monastério de Stjenik, 2003
Festa da Exaltação da Santa Cruz

Post Reply